O mundo busca cada vez mais por soluções sustentáveis que consigam ajudar na preservação do meio ambiente, e uma das alternativas essenciais nessa causa é a reciclagem do plástico.
O plástico é um material que está presente no dia a dia de toda a população. É possível perceber a sua presença nas embalagens de produtos da indústria de alimentos e construção civil, nas garrafas de água de água e sucos, sacolas de supermercados, sacarias de rações, na medicina com as máscaras e seringas, dentre muitos outros.
Portanto, fazer o descarte correto desse material é essencial, afinal, quando incorretamente descartado pode contribuir com a poluição do meio ambiente. Com isso a reciclagem do plástico entra como um agente essencial, tanto para indústrias quanto para a população em geral, pois é através dela que podemos alcançar um mundo cada vez mais sustentável.
A reciclagem do plástico é formada por três fases: Coleta/separação, revalorização e transformação. Na primeira fase é feita uma classificação, onde cada tipo de polietileno vai para o lugar distinto, na revalorização ela tem um processo que faz voltar a ser matéria-prima novamente e, quando chega na fase da transformação o plástico vira um novo produto para ser reutilizado novamente.
Além disso, é interessante saber que existem 3 tipos de reciclagem do plástico: Reciclagem química, mecânica e energética.
Na reciclagem química os plásticos são transformados por meio de uma reação química ou térmica de despolimerização, nesse processo é possível recuperar os componentes químicos individuais, podendo haver a mistura de plásticos diferentes que podem ser aceitos com outros materiais.
Já na reciclagem mecânica é feita a moagem, lavagem, separação, secagem e extrusão do plástico, é o caso em que os resíduos pós-industriais e pós-consumo podem ser reutilizados novamente. Enquanto a reciclagem energética é usada em processos térmicos para recuperar a energia do plástico, podendo ser utilizada na geração de energia elétrica.
Os benefícios que a reciclagem do plástico pode proporcionar ao meio ambiente são inúmeros. Através dela é possível reduzir a emissão de gases no efeito estufa e ajudar na economia de água e energia. Além disso, é possível praticar a economia circular que é a responsável por reaproveitar os materiais da reciclagem do plástico e permitir que seja utilizado novamente dentre as indústrias, ajudando os fabricantes a se aliar ao conceito da sustentabilidade.
Quer saber mais sobre como a reciclagem do plástico pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e solicite um orçamento para conhecer nossos produtos sustentáveis!