Ao analisar o cenário mundial de atualmente é possível perceber uma grande movimentação na busca por novas soluções sustentáveis entre as indústrias. Isso acontece pois houve uma crescente conscientização da população com relação a preservação do meio ambiente, com isso os fabricantes desejam cada vez mais aliar seus processos no conceito da sustentabilidade.
Uma das alternativas desenvolvidas foi a embalagem monomaterial, que tem como principal objetivo um produto final com o menor impacto ao meio ambiente. Ela foi desenvolvida objetivando facilitar a reciclagem e a qualidade da embalagem plástica, tudo isso dentro do conceito de economia circular.
Além disso, a embalagem monomaterial é versátil, ou seja, pode ser utilizada em diversos tipos de embalagem, inclusive das que necessitam de barreira ao vapor d’água e/ou Oxigênio. Com isso, pode-se dizer que além de ser um produto de qualidade ela é uma aliada da sustentabilidade.
O conceito de uma embalagem monomaterial é a produção da embalagem final com o uso de materiais similares entre si, deste modo, é possível facilitar seu descarte e consequentemente sua reciclagem. A principal meta é a substituição de filmes laminados, com PET ou Alumínio, por exemplo, ou dos filmes que envolvam grande porcentagem de outras matérias-primas que dificultem a sua recuperação, como por exemplo o eyoh e nylon.
Através dessas características, a embalagem monomaterial pode fazer parte da economia circular, um conceito estratégico no qual os resíduos são insumos para a produção de novos produtos, através da reciclagem dessas embalagens.
A embalagem monomaterial pode ser considerada uma alternativa sustentável pelo fato da sua facilitação no processo da reciclagem.
Essa facilitação pode ocorrer por dois motivos: O primeiro diz respeito a separação dos materiais, tanto pelos consumidores como as empresas de coleta. O segundo é sobre a estruturação de uma matéria-prima reciclada de maior qualidade, com isso pode ser reutilizada com maior valor agregado.
A embalagem monomaterial é extremamente versátil, ou seja, pode atender os mais variados setores do mercado e a diversos formatos de embalagens.
Os segmentos que ela pode ser utilizada são: Alimentício, bebidas, industrial, varejo, higiene & limpeza, cosméticos, entre diversos outros.
Portanto, graças a versatilidade da embalagem monomaterial, além de garantir qualidade ela consegue ajudar as indústrias a aplicar a sustentabilidade em seus processos e consequentemente ajudar na preservação do meio ambiente.
Quer saber mais sobre como ela pode te ajudar? Clique aqui e solicite um orçamento!